sábado, 18 de dezembro de 2010

Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos - Harvey Pekar e Robert Crumb


No meio do ano, coloquei uma nota aqui no blog sobre Harvey Pekar, monstro dos quadrinhos que faleceu na ocasião, mas fiquei devendo uma resenha sobre algum de seus trabalhos. Pago a dívida agora com a resenha de Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos, uma coletânea de trabalhos escritos por ele e desenhados por Robert Crumb, seu principal parceiro.

Harvey Pekar era um funcionário público sem nenhuma expressão, arquivista de hospital, na entediante cidade de Cleveland. Não viajava para lugares exóticos ou perseguia bandidos armados ou qualquer outro tipo de atividade emocionante, apenas colecionava compulsivamente discos de jazz, mas foi justamente escrevendo sobre seu cotidiano que revolucionou os quadrinhos underground americanos. E o que pode haver de interessante no cotidiano de alguém assim? Conversas com colegas de trabalho, esperas em filas de supermercado atrás de velhinhas chatas, tentativas de vendas de discos antigos para comprar outros... Nos fatos em si não há nada que não ocorra na vida de qualquer cidadão, mas o talento de Harvey Pekar em transformar esses momentos triviais em histórias divertidas e envolventes faz o diferencial.

Tudo começou na década de 60, quando Harvey conheceu Crumb por causa de seus gostos musicais semelhantes, e alguns anos depois a parceria teve início. Fazendo seus roteiros com bonecos de palitinhos desenhados em guardanapos, Harvey Pekar logo se tornou um ícone entre os fãs de quadrinhos underground, e suas histórias, desenhadas por diversos artistas desde a década de 70 até 2008 eram apresentadas na revista American Splendor - que, por ser publicada geralmente uma vez ao ano, teve apenas 39 edições. Inicialmente, American Splendor tinha sua publicação bancada pelo próprio autor, mas a partir da década de 90 passou a ser publicada por grandes editoras, primeiro pela Dark Horse, depois pela Vertigo, o que fatalmente fez com que perdesse o clima underground.

Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos reúne as histórias de American Splendor que foram desenhadas por Robert Crumb, o mais famoso artista que passou pela revista (que vocês já devem conhecer de tanto eu falar sobre ele aqui). É praticamente o único trabalho de Harvey Pekar publicado no Brasil, já que a outra única publicação de American Splendor aqui no Brasil foi na revista Piratas do Tietê, de Laerte, traduzido e adaptado por ele mesmo sem autorização do autor, como o desenhista brasileiro conta no prefácio do livro. O título da edição brasileira pegou carona na tradução do título do ótimo filme American Splendor (chamado no Brasil de "O Anti-Herói Americano"), que conta a história por trás da criação deste marco da cultura alternativa. Tanto a HQ quanto o filme são fundamentais.

Editora: Conrad
Páginas: 100
Disponibilidade: normal
Avaliação: * * * * *

2 comentários:

  1. Oi, Nando!Eu não resisti e comprei cinco livros do Robert Crumb: este que vc indica, "Minha vida -1", "Meus problemas com as mulheres", "Blues" e "Genesis". Achei aquele video que vc me mostrou sobre ele bem estimulante e fiquei muito interessado em conhecer a vida obra de um autor que mudou a vida do meu amigo.
    Seguindo sua recomendação comprei, comprei "Maus ..." e os outros dois livros que faltavam do Joe Sacco: "Area de segurança Gorazde ..." e "Derrotista".
    Eu não preciso dizer que todos os que vc não tiver estão a sua disposição assim que chegarem.

    Valeu! Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Demorô! Vou pegar emprestados "Gênesis" e "Gorazde", que eu não tenho, e se você esquecer eu não devolvo mais, hehehe.

    ResponderExcluir