domingo, 24 de outubro de 2010

Os Segredos do Nazismo - Sérgio Pereira Couto

JustificarA maioria das compras de livros que faço hoje em dia ocorrem pela internet, por comodidade e principalmente pelas promoções que não são encontradas nas lojas físicas, sobretudo nessas épocas de estiagem comercial como agora que ainda não começou a febre consumista do natal. Durante minha última sessão de realizações de pequenos prazeres no site de uma dessas livrarias, me deparei com um livrinho intitulado "Os Segredos do Nazismo", de Sérgio Pereira Couto, de quem eu nunca havia ouvido falar, pelo ridículo valor de R$ 3,50 - o preço cheio era R$ 19,90. É óbvio para quase todo mundo que qualquer produto com um desconto tão acentuado como esse gera logo suspeitas sobre sua qualidade, mas por esse preço resolvi arriscar, o tema me pareceu interessante, mesmo que o subtítulo "Origem, Filosofia, História, Influência, Simbologia" indicasse algo vasto demais para a quantidade de páginas - tratando-se, obviamente, de um livro bastante introdutório, mas como sou professor, às vezes este tipo de material tem utilidade para mim.

Uma desvantagem em compras pela internet é não poder folhear e ler a orelha ou o prefácio do livro. No presente caso eu poderia ter lido, por exemplo, que o autor é um jornalista que já escreveu outros livros como "A Verdade sobre o Código Da Vinci", "Decifrando a Fortaleza Digital" ou "Os Heróis de Esparta", e isso teria me estimulado a não comprar um livro de um autor tão "generalista" como este - como leitor, gosto de ler e aprender um pouco sobre tudo, mas sinto mais confiança em escritores ao inverso disso, ou seja, que escrevem tudo sobre um pouco. Além disso, acho deprimente que alguém baseie seu trabalho no sucesso alheio e utilize isso com fins estritamente comerciais, como os títulos acima indicam (os livros de Dan Brown e o filme "300").

Isso já seria suficiente para largar o livro na prateleira e folhear outro, mas caso ainda houvesse alguma dúvida, eu poderia abri-lo e ler a introdução. Assim eu teria mais um motivo para abandoná-lo após o seguinte parágrafo: "Esse é o segredo do pensamento nazista: a distorção de ideias místicas e esotéricas retiradas de fontes antigas. Por isso é necessário conhecer essas influências e analisar o que gerou o distorcido regime nazista. A história tende a se repetir (grifo meu, boquiaberto), e evitar a ascensão de outros regimes como o da Alemanha dos anos 1940 é extremamente necessário, ainda mais no muno moderno".

Depois dessa, não teria mais motivo algum para continuar com o livro em mãos, mas como já estava aqui em casa mesmo, não custava nada passar rapidamente por breves capítulos como "Discos Voadores Nazistas", "Nazis no Tibete", "O Lado Esotérico da SS" e algo que relacionava o Santo Graal à turma de Hitler. O que pude notar então foi uma péssima escrita e uma pesquisa amplamente baseada em páginas de internet, já que não há nenhum tipo de referência bibliográfica, enquanto os endereços eletrônicos estão esplhados entre todo o texto. Também não há uma linha condutora, sem relação entre os capítulos e sequer uma conclusão ao final. Parece várias reportagens de revistas do tipo Superinteressante reunidas caoticamente.

Em suma, o livro é ruim demais, e mesmo que fosse bom, não tenho nenhum interesse nessas teorias conspiratórias e nesse tipo de "segredo". Como não pude folhear previamente, comprei achando que seria outra coisa, algo mais historiograficamente sério, ou pelo menos didático. Para mim, não valeu nem os R$ 3,50, e nem tenho coragem de dar de presente para ninguém, mas se você acha legal esse tipo de publicação, é por sua conta e risco.

Editora: Universo dos Livros
Páginas: 127
Disponibilidade: normal
Avaliação: zero!

2 comentários:

  1. Cara eu rir demais com a sua critica/observação sei lá a mensagem que você quis passar com esse texto, mas acredito que toda leitura é conhecimento, e conhecimento a mais sempre é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, mas esse aí não deu para ter nenhuma pena, é ruim demais... A ideia é expor minhas impressões para estimular boas leituras e, como nesse caso, livrar as pessoas de furadas. De qualquer forma, o principal do blog é dialogar com quem curte leitura. Abraço!

      Excluir