sábado, 20 de março de 2010

Operação Mahjong - John Trenhaile

Uma trama de espionagem no meio do mundo financeiro de Hong Kong, ao final da Guerra Fria, envolvendo a KGB e o serviço secreto da China, numa luta pelo controle da colônia que estava prestes a sair de mãos inglesas para o domínio chinês - o livro foi escrito no final da década de 1980, e Hong Kong estava para ser devolvida à China em 1997. Uma ótima chamada para um livro do gênero, mas que infelizmente não se desenvolve tão bem e desperdiça o potencial.

Não que falte ingredientes fundamentais de um livro de espionagem - missões secretas, sabotagem, chantagem e assassinatos - mas por outro lado sobra muita coisa desnecessária. A ideia de John Trenhaile foi no mínimo inovadora: o autor trabalhou como advogado em Cingapura e conheceu muito bem o mundo financeiro dos Tigres Asiáticos, o que lhe deu uma boa noção para escrever este romance com uma trama pautada no mundo dos negócios, e não simplesmente espionagem com ação. O problema é que parece que o autor exagerou um pouco, e a primeira metade do livro é tão recheada de termos técnicos do mundo corporativo que chega a ser enfadonha. Além disso, muitas partes são desnecessariamente alongadas sem muito motivo.

Uma leitura que eu imaginava que duraria dois ou três dias de carnaval se estendeu por mais de um mês, algumas dúzias de páginas entre leituras de outros livros. Personagens muito bons também não dão as caras, e eu teria desistido do livro na página 100, não fosse o ambiente oriental e os aspectos da sociedade chinesa bem trabalhados por alguém que lá viveu por um tempo, temas que tanto me atraem, como se pode confirmar com a quantidade de livros a respeito do oriente sobre os quais já escrevi por aqui. Consegui terminar mas, por causa dessa dicotomia tema interessante x desenvolvimento fraco, o resultado foi uma leitura não mais que regular.

Editora: Best Seller
Páginas: 445
Disponibilidade: esgotado
Avaliação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário